PF reforça atuação no combate ao crime organizado no III Encontro Nacional da Rede Recupera
- revista ofederal
- há 7 horas
- 2 min de leitura
Brasília/DF. A Polícia Federal participa do III Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos – Recupera, de 13 a 15 de maio de 2025, em Fortaleza (CE). No evento, a PF apresentará o Recuperômetro, ferramenta desenvolvida pela instituição para consolidar dados estratégicos sobre a recuperação de ativos e a descapitalização de organizações criminosas, reforçando seu papel no enfrentamento ao crime organizado no Brasil.
Além do lançamento da ferramenta, o evento reúne representantes das Polícias Civis, Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições estratégicas, fortalecendo a integração entre órgãos federais e estaduais no combate à criminalidade financeira.
Desde a formalização da Rede Recupera pela Portaria MJSP nº 533, de 11 de dezembro de 2023, a Polícia Federal tem ampliado suas ações de identificação, apreensão, administração e destinação de bens e valores oriundos de infrações penais. Já foram criadas 19 unidades estaduais e 27 unidades regionais da Polícia Federal para atuar na identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de bens e valores provenientes de infrações penais.
Durante o encontro, serão debatidas estratégias de integração e novas tecnologias voltadas à descapitalização patrimonial de organizações criminosas, consolidando a atuação da PF como referência nacional no setor.
Todas essas iniciativas são coordenadas de forma integrada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pela articulação nacional da Rede Recupera. A Rede conta ainda com a participação da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), da Polícia Federal; do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus); da Diretoria de Gestão de Ativos e Justiça (DGA), da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad); e das Polícias Civis, por meio das Unidades de Recuperação de Ativos.
Mais informações sobre a Rede Recupera estão disponíveis no site oficial: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/recupera
Coordenação Geral de Comunicação Social

Comments