top of page

PF deflagra operação contra organização especializada na falsificação de documentos públicos

  • Foto do escritor: revista ofederal
    revista ofederal
  • 4 de mai.
  • 1 min de leitura

Montes Claros/MG. A Polícia Federal deflagrou a Operação Sombra Dupla com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos públicos. As ações tiveram início no último sábado (19/4) e seguiram até esta quinta-feira (24/4) em diferentes municípios de Minas Gerais.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Curvelo, Igarapé, Santa Luzia e Luislândia/MG.

As medidas judiciais foram autorizadas com base em investigação que apura a prática de crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, entre outros.

As investigações tiveram início em 2023 e revelaram a atuação de um grupo criminoso estruturado, especializado na produção e fornecimento de documentos falsos, como RGs, CPFs, certidões de nascimento e escrituras públicas. Os integrantes utilizavam dois principais métodos de fraude: a apropriação da identidade de terceiros e a criação de documentação falsa com base em dados fornecidos pelos interessados.

As investigações apontam ainda o envolvimento de servidores públicos e a emissão de documentos falsos inclusive para membros de facções criminosas, com objetivo de facilitar sua inserção em território nacional sob identidade falsa.

A operação contou com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de seu efetivo em Brasília de Minas e Curvelo.

Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG



Comments


Revista O Federal 

©2023 - Revista o Federal em Ação

bottom of page